Governo pondera cortar pensões de forma definitiva
17-02-2013 09:32Porque é dos cofres da Caixa Geral de Aposentações que chegam as verbas para pagar as pensões dos funcionários públicos, o Estado quer reduzir custosO Governo pondera cortar as pensões de forma definitiva.
Só o Tribunal Constitucional pode impedir esta medida das Finanças que, numa outra frente, aposta nas rescisões amigáveis para diminuir os encargos com funcionários públicos.
Mais de 28 mil funcionários públicos deixaram a administração pública no ano passado. 60% reformou-se, o número de saídas do Estado é mais do dobro do que era exigido pela troika, mas os cortes não vão ficar por aqui.
Para alcançar a redução de 4 mil milhões de euros, o Governo estará a ponderar transformar o corte das pensões a partir de 1.350 euros numa medida permanente.
Porque é dos cofres da Caixa Geral de Aposentações que chegam as verbas para pagar as pensões dos funcionários públicos, o Estado quer reduzir custos com as reformas.
Mas um chumbo do Tribunal Constitucional sobre a contribuição extraordinária de solidariedade imposta pelo orçamento do estado inviabilizaria as pretensões do ministro Vítor Gaspar que, noutra frente, aposta na diminuição dos encargos com o pessoal - através da revisão da tabela salarial da administração pública e de um programa de rescisões amigáveis, parte fundamental do corte de 4 mil milhões de euros.
Os sindicatos temem que sejam os mais qualificados a abandonar a administração pública, mas, acima de tudo, criticam o Governo por não discutir com os trabalhadores.
———
Voltarfutebol
Saviola pode rumar aos Estados Unidos no final da época
16-02-2013 19:26
Jornais argentinos falam do interesse do Seattle Sounders
DEIXA BEIRA-MAR:
Ulisses Morais é a sexta chicotada da época
Espanha
1 de 15 notícias »
Saviola pode rumar aos Estados Unidos no final da época
Jornais argentinos falam do interesse do Seattle Sounders
Por...
———
Confrontos entre adeptos do Sp. Braga e do Leixões
16-02-2013 19:14
polícia forçada a intervir
sábado, 16 fevereiro de 2013 | 15:51
Autor: JOSÉ MÁRIO
57 ComentáriosVisto: 7647
A polícia foi forçada a intervir para separar...
———
Jorge Jesus: «Não há cláusula de renovação automática»
16-02-2013 19:10
contrato do treinador em discussão
sábado, 16 fevereiro de 2013 | 16:38
Fotos: FERNANDO FERREIRA
1 ComentárioVisto: 3135
Jorge Jesus termina contrato no final da...
———